Perguntas e Respostas sobre o seguro educacional

 em Seguro educacional
Quais modalidades de contratação para o seguro educacional?

O seguro educacional pode ser contratado em duas modalidades diferentes, que são compulsório e o facultativo.

Compulsório é uma modalidade contratada pela Instituição de Ensino na qual 100% de seus alunos fazem parte desta proteção e seus custo é absorvido integralmente pela Instituição beneficiando todos os alunos com matrícula ativa. Nesta modalidade o seguro possui uma taxa muito baixa, podendo custar até 0,50% do valor da mensalidade, dependendo do valor da mensalidade,  quantidade de alunos e coberturas contratadas.

Facultativo nesta modalidade a Instituição faz a contratação da apólice como se fosse um contrato guarda chuva e cada aluno que tenha interesse em aderir ao seguro, faz sua contratação de forma individual com as coberturas pré-determinadas no contrato matriz. Seu custo pode ser repassado forma integral ao aluno ou um percentual definido pela Instituição. Nesta modalidade o seguro se torna mais oneroso, pois não será contratado em 100% dos alunos, podendo ser até 100% mais caro que o compulsório que também irá depender das coberturas contratadas, e valor da mensalidade.

Qual modalidade de contratação é mais vantajosa?

A modalidade a ser contratada irá depender do planejamento estratégico da Instituição de Ensino e do conhecimento do seu público alvo.

Na modalidade Compulsória, é possível blindar mais o financeiro estabelecendo coberturas que irão atender todo o público, desde um responsável financeiro que trabalhe em regime de CLT, autônomo ou profissional liberal, até mesmo um empresário.

Quais coberturas são possíveis contratar no seguro educacional?

A cobertura básica para este seguro é Morte qualquer causa, do responsável financeiro e na ocorrência deste sinistro é possível manter o aluno na Instituição durante o ano letivo ou até mesmo quitar o curso todo do aluno, mantendo-o seguro e garantindo seus estudos.

Pode ser adicionado ainda, a cobertura de Invalidez Permanente total por Acidente, Invalidez Funcional Permanente por doença que são coberturas que irão seguir a mesma proteção da cobertura principal de Morte.

Coberturas como Perda de Renda por Desemprego, Incapacidade Física temporária são coberturas que na ocorrência de um sinistro, garantem até 6x o valor da mensalidade na Instituição, isso irá depender do período de cobertura contratado.

Além de assistências como recolocação profissional, material escolar, repetência, entre outros benefícios que podem ser inseridos no contrato.

Quem recebe o valor da indenização na ocorrência do sinistro?

A Instituição de Ensino receberá o valor da indenização pelo período contratado e de acordo com o tipo de sinistro e desta forma, reverte em forma de bolsa de estudos ao seu aluno.

Como funciona a elegibilidade para Perda de Renda por Desemprego?

Para se beneficiar desta cobertura de perda de renda por desemprego, o aluno ou responsável financeiro devem ter contrato junto à uma empresa de acordo com a CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas) por no mínimo 12 meses ininterruptos, a demissão ser de vontade do empregador e sem justa causa.

Importante sempre manter o responsável financeiro atualizado na apólice de seguro para no momento do acionamento não haver divergências.

Como funciona a elegibilidade para perda de renda por Incapacidade Física Temporária?

Para ter acesso a esta cobertura, o segurado precisa comprovar sua atuação como autônomo ou profissional liberal e em decorrência de acidente ou doença precise ficar afastado por um período superior a 16 dias de suas atividades laborais. Neste caso, o seguro será acionado para cobrir as mensalidades que ficaram comprometidas pelo período do afastamento, de acordo com o período contratado.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

seguro educacional