Qual a importância dos Primeiros Socorros nas escolas

 em Primeiros Socorros

Lei Lucas 13722 de outubro de 2018

 

A partir de (2) de março de 2019, todas as escolas do Brasil devem ter professores e colaboradores treinados em primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida em outubro de 2018, após a aprovação de 13.722, a chamada Lei Lucas, que tornava obrigatório o treinamento de primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino fundamental e recreação infantil.

 

Por que lei Lucas?

 

O nome dessa lei vem do menino Lucas Begalli de 10 anos, que morreu durante uma viagem escolar engasgado com o lanche servido. As professoras que acompanhavam o aluno não sabiam o que fazer nesse caso e não puderam salvar a vida do menino. O menino chegou a ser atendido por uma equipe de socorristas e transferido para uma UTI móvel, porém o tempo até a chegada da ambulância foi crucial e ele acabou falecendo. O engasgo é uma das situações com que o curso de primeiros socorros nível básico aborda, e os profissionais da educação precisam compreender e saber realizar as técnicas básicas de salvamento.

A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse perigo. Após anos de trabalho árduo, este esforço valeu a pena na Assembleia Nacional que aprovou a lei Lucas 13.722 em outubro de 2018. Com a obrigatoriedade de adequação de todas as escolas de ensino infantil e básico, juntamente com os centros de recreação infantil a conhecerem as técnicas básicas de salvamento e que na atuação imediata de um profissional capacitado, em determinadas situações podem ser primordial e fazer toda a diferença entre a vida e morte, principalmente quando se tratam dos alunos que estão sob sua responsabilidade, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer mais.

 

O Curso de primeiros socorros

 

A Brasan oferece a capacitação de primeiros socorros para as escolas de Curitiba e região metropolitana, atendendo os professores e funcionários com carga horária de 4 horas conforme a legislação vigente com o programa Brasan escola segura que leva o treinamento de primeiros socorros em loco.

Para saber mais informações sobre o treinamento entre em contato pelo telefone: 41 3068-666 ou pelo e-mail: contato@brasanseguros.com.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário